top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

JACIARA PICANÇO LARGA NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL EM TERRA SANTA

Atualizado: 18 de jun.

 

DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de TERRA SANTA. A disputa vai ser entre Jaciara (PSD), indicada pelo atual prefeito Doca, e Siqueira Fonseca (REPUBLICANOS). Nessa primeira pesquisa registrada, Jaciara aparece com 35,9% das intenções de voto, seguido por Siqueira Fonseca que obteve 24,7%.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o n° PA-04291/2024 e foi realizada no período de 07 a 09 de junho de 2024 nas zonas rural e urbana. A amostra foi de 375 eleitores, tendo uma margem de erro de 5.0% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA ELEIÇÃO ABERTA

Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que Jaciara Picanço (PSD) aparece na frente com 22,7% das intenções de voto; Siqueira Fonseca (REPUBLICANOS) aparece com 12,3%, em seguida vem Adalberto Anequino com 8,3% dos votos. O percentual de votos flutuantes soma 56,4%.

NA ESTIMULADA JACIARA PERMANECE NA FRENTE

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de TERRA SANTA, a atual vice-prefeita, Jaciara Picanço, sobe para 35,9% das intenções de voto. O segundo colocado continua o pré-candidato do Republicanos, Siqueira Fonseca, que aparece com 24,7%. Adalberto Anequino (MDB) é o terceiro colocado, aparecendo com 13,8%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam, ainda, 25,6%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE TERRA SANTA

Quando se trata de rejeição, a pesquisa detectou que Adalberto Anequino tem rejeição de 25,3%. Jaciara aparece com rejeição de 17%. Siqueira tem rejeição de 18,7% dos eleitores de TERRA SANTA. Outros 24,7% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e 14,3% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DOCA ALBUQUERQUE

O governo do prefeito Doca é aprovado por 64,3% dos eleitores de TERRA SANTA; enquanto sua desaprovação chega a 27,7%. Outros 8% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho é aprovado por 84,7% dos eleitores de TERRA SANTA; enquanto sua desaprovação é de apenas 8,3%. Outros 7% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Por sua vez, Lula tem aprovação de 64%; enquanto sua desaprovação chega a 31,7%. Outros 4,3% não se manifestaram.

ANÁLISE

Em TERRA SANTA, município situado na mesorregião do Baixo Amazonas, o cenário político promete ser bem disputado entre dois pré-candidatos: Jaciara Picanço e Siqueira Fonseca. O outro candidato, Adalberto Anequino, aparece em terceiro lugar, mas com pouca densidade eleitoral. Dessa forma fica a polarização entre a pré-candidata indicada pelo atual prefeito, a atual vice-prefeita, Jaciara Picanço e Siqueira Fonseca que é irmão do prefeito de Oriximiná. Jaciara começa a corrida na frente de Siqueira, levando vantagem de mais de 11 pontos de diferença. Por outro lado, há de levar em consideração o apoio do atual prefeito, Doca, que está com aprovação de seu governo de mais de 64%. Esse índice é fundamental, mostrando que Doca pode influenciar positivamente na candidatura de Jaciara. Pelo que os números indicam, a tendência é de continuísmo do grupo político que está no poder. Vamos acompanhar passo-a-passo essa corrida eleitoral.

 

DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa.

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o n° PA-04291/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em TERRA SANTA-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 375 entrevistas

Período:  07 A 09 de junho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

 

 

 

407 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page