top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

JOB JÚNIOR SAI NA FRENTE COM 52,3% DE INTENÇÃO DE VOTO PARA SUA REELEIÇÃO EM VIGIA.

DOXA esteve visitando o município de Vigia para realizar sua primeira pesquisa registrada no T.R.E na corrida eleitoral 2024. Os números mostram a liderança do atual prefeito, Job Júnior, que aparece em primeiro lugar com 52,3% das intenções de voto. Além dos dados eleitorais, a pesquisa Doxa mostra a rejeição dos pré-canddidatos. Aferimos, também, a aprovação e desaprovação de Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no período de 01 a 04 de Março de 2024 em todos os bairros de VIGIA e zona rural com uma amostra de 400 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-08992/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO JOB JÚNIOR

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito JOB JÚNIOR?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 57,8% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a apenas 14,8% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 26,5%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO JOB JÚNIOR

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de JOB JÚNIOR Governar, Doxa aferiu que 69,3% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 22,8%. Outros 8,0% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 81,3% dos eleitores de VIGIA estão aprovando o governo de Helder; enquanto 8,3% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 66,0% dos eleitores de VIGIA. A sua desaprovação é de 26,8%.

ELEITORAL:

ESPONTÂNEA: JOB JÚNIOR DESPONTA COM MAIS DE 39,3% EM PRIMEIRO LUGAR

A pesquisa testou alguns nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de VIGIA. Nessa pesquisa Doxa testou quatro nomes que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na questão espontânea, a pesquisa mostra o atual prefeito, JOB JÚNIOR, a frente com 39,3% de intenções de voto. O segundo colocado é o ex-deputado, Ozório Juvenil, que aparece com 4,8%. A ex-prefeita Camile vem com 1,0% e o ex-prefeito, Mauro, ficou com apenas 0,3%. Outros 54,8 não indicaram nenhum nome.


ESTIMULADA: JOB JÚNIOR ESTÁ 40,3 PONTOS PERCENTUAIS NA FRENTE DO SEGUNDO COLOCADO

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de VIGIA, os votos flutuantes caem significativamente, migrando para o atual prefeito. JOB JÚNIOR, permanecendo em primeiro lugar com 52,3% das intenções de voto; o segundo colocado é o ex-deputado Ozório Juvenil que vem com 12,0%; Camile, Catatau e Ronaldo aparecem com 1,8%, cada. Outros 30,5% estão indecisos ou pretendem anular o voto.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE VIGIA

Quando se trata de rejeição, o ex-deputado Ozório Juvenil é o mais rejeitado, aparecendo com 8,0%; o atual prefeito, Job Júnior, tem rejeição de 7,0%. Catatau e Ronaldo aparecem com rejeição de 3,8%, cada. Outros 16,5% não se manifestaram e 47,0% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos.


ANÁLISE

O que se percebe nessa primeira pesquisa da Doxa oficial, registrada no T.R.E, é que o cenário eleitoral de VIGIA está favorável ao atual prefeito que busca sua reeleição. Job aparece com mais de 52% das intenções de voto nesse momento. O segundo colocado está 40,3 pontos de distância de Job. Isso lhe garante uma folga segura nessa corrida eleitoral. Os demais competidores têm ínfimos índices de intenções de voto. Por outro lado, JOB JÚNIOR está com uma aprovação de mais de 69% de seu governo. Isto garante excelente vantagem na questão eleitoral. E a pesquisa já mostra isso: Job desponta com 52,3% na frente dos demais pré-candidatos, isto é, votariam nele se a eleição fosse hoje. Faltando um pouco mais de seis meses para as próximas eleições, tudo indica que o caminho está bem traçado para Job Junior se reeleger e ficar mais quatro anos à frente dos destinos da prefeitura de Vigia. Com esses pretensos candidatos testados na pesquisa, o atual prefeito terá poucos atores competitivos para jogar no campo eleitoral do próximo ano. Isso significa, que sua reeleição está, praticamente, garantida.

DORNÉIO SILVA – Cientista Político da DOXA


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-08992/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em VIGIA-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

973 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


ailse-vigia
Mar 20

BOM DIA!

NÓS VIGIENSES REPROVAMOS ESSA PESQUISA ATE PQ NÃO HOUVE COBERTURA 100% DA CIDADE E NAS ZONAS RURAIS ONDE A PESQUISA NÃO ALCANÇOU A TODOS.

A POPULAÇÃO NÃO CONCORDA!.POR ESTA RAZÃO ( FATO) PRECISA SER REFEITA ESSA PESQUISA COBERTURA.E ESTA DECISÃO DO ATUAL PREFEITO SER ELEITO E DECISÃO ( POLITICA) E NÃO VONTADE PÚBLICA.

REPUDIAMOS ESSA PESQUISA. ( O MUNICIPIO DE VIGIA QUER VOTAR E NÃO SER MANIPULADOS OU COMPRADO)😡

Like
bottom of page