top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

LAYS DO SABÁ SAI NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL EM MÃE DO RIO

DOXA esteve visitando o município de MÃE DO RIO para realizar sua primeira pesquisa registrada no T.R.E na corrida eleitoral 2024. Os números mostram a liderança de Lays do Sabá que aparece com 35,7%, seguido por Bruno Rabelo que vem com 27,8%. O atual prefeito, Doido Rabelo já foi reeleito. Agora vai indicar seu sucessor. Além dos dados eleitorais, a pesquisa Doxa mostra a rejeição dos pré-canddidatos. Aferimos, também, a aprovação e desaprovação de Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no período de 13 a 16 de Março de 2024 em todos os bairros de MÃE DO RIO e zona rural com uma amostra de 400 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-04709/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.

 

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DOIDO RABELO

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Doido Rabelo Governar, Doxa aferiu que 68,2% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação chega a 28,1%. Outros 3,7% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 81,4% dos eleitores de MÃE DO RIO estão aprovando o governo de Helder; enquanto 12,7% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 57,6% dos eleitores de MÃE DO RIO. A sua desaprovação é de 36,4%.

ELEITORAL:

ESPONTÂNEA: JOGO ABERTO EM MÃE DO RIO

A pesquisa testou alguns nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de MÃE DO RIO. Nessa pesquisa Doxa testou três nomes que se movimentam rumo às eleições de 2024. Na questão espontânea, a pesquisa mostra Lays do Sabá aparecendo com 17,4%, seguida por Bruno Rabelo com 15,8%. O ex-prefeito Badel aparece com apenas 0,8%. Aurivânia, Valdilene, Doido obtiveram 0,3% de intenções de voto cada. Os eleitores indecisos chegam a 64,3%.


ESTIMULADA: LAYS SAI NA FRENTE NA QUESTÃO ESTIMULADA

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de MÃE DO RIO, os votos flutuantes caem significativamente, migrando para os dois principais competidores dessa corrida eleitoral, Lays e Bruno. Lays fica em primeiro lugar com 35,7% das intenções de voto; o segundo colocado é Bruno Rabelo que vem com 27,8%; o ex-prefeito, Badel, aparece com 5,9%. 30,6% estão indecisos ou pretendem anular o voto.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE MÃE DO RIO

Quando se trata de rejeição, o ex-prefeito, Badel, é o mais rejeitado, aparecendo com 39,0%; Bruno Rabelo tem rejeição de 9,6%. Lays aparece com rejeição de 6,2%. Outros 10,2% não se manifestaram e 35,0% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos.


ANÁLISE

Essa primeira pesquisa registrada em Mãe do Rio mostra a tendência de uma eleição bastante competitiva, sendo polarizada entre o candidato indicado pelo atual prefeito, Bruno Rabelo, e a estreante na política local, Lays do Sabá. Ela já aparece em primeiro lugar nessa primeira fotografia eleitoral no município; Bruno, por sua vez, vem em segundo. Outro fator que identifica bem essa polarização é a rejeição: os dois principais competidores têm rejeição parecidas. Já o ex-prefeito, Badel, arrebatou, praticamente, toda rejeição dos eleitores. O atual prefeito, Doido Rabelo, está com aprovação de mais de 68%, o que lhe dá um capital político para tentar emplacar seu indicado, mas o eleitor vai ter que avaliar precisamente o indicado e comparar com o outro competidor. Esse jogo está apenas começando. Esperemos os próximos capítulos.

DORNÉIO SILVA – Cientista Político da DOXA


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04709/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em MÃE DO RIO-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 13 a 16 de Março de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

3.115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page