• Equipe Doxa

MDB FARÁ MAIOR BANCADA DE DEPUTADOS FEDERAIS

Atualizado: há 6 dias

De acordo com o estudo da DOXA, a nova representação federal partidária ficaria assim:

  • MDB – 5 deputados

  • PL – 2 deputados

  • PSD – 2 deputados

  • PTB – 2 deputados

  • PT/PV/PCdoB – 2 deputados

  • PSDB/CIDADANIA – 1 deputado

  • PDT – 1 deputado

  • PSB – 1 deputado

  • UNIÃO – 1 deputado

Doxa publica um estudo para deputado federal, baseado em dois bancos de dados de pesquisa de nível estadual realizadas nos meses de agosto e setembro. Os dois bancos de dados somam uma amostra de 4.000 entrevistas realizadas em 46 municípios do estado distribuídos pelas seis mesorregiões.

O estudo faz uma simulação de uma eleição a partir dos votos válidos atribuídos aos candidatos, de maneira espontânea, isto é, o eleitor respondeu a seguinte pergunta: “se a eleição fosse hoje em quem você votaria para deputado federal?”. Depois nomeamos cada candidato ao seu respectivo partido. Em seguida somamos os votos de cada partido. Com essa informação pudemos aplicar um coeficiente eleitoral no universo da pesquisa, em seguida aplicamos um coeficiente partidário o que projetou a quantidade de cadeiras que cada partido preencheria. Após saber a quantidade de vagas preenchidas por partido, buscamos em cada partido o preenchimento das vagas por aqueles mais votados de cada agremiação.

Apresentamos o resultado em tabelas: a primeira é a projeção dos possíveis 17 deputados. Em seguida, nas outras tabelas podem ser vistos os outros candidatos e suas pontuações.

Vale ressaltar que é um estudo que valida o momento da pesquisa. Ainda existem mais de 60% de eleitores que não tem nenhum candidato definido. Por outro lado, temos pela frente 16 dias de campanha, o que pode mexer pontualmente o jogo de cadeiras. Como no MDB a disputa interna é muito acirrada, mostramos como ficaria essa disputa na última tabela.

A tabela a baixo mostra o desempenho dos principais candidatos do MDB na disputado interna do partido.



FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

 

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Pará

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04691/2022; PA-00475/2022

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período: Julho/Agosto/Setembro de 2022

Local: Estado do Pará

Amostra: Foram entrevistados 4000 eleitores.

Estatístico Responsável: Jadson Chaves – CONRE: 8010


11.599 visualizações1 comentário