top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

NA PRIMEIRA PESQUISA REGISTRADA NO T.R.E VEREADOR MICHEL SAI NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL EM TERRA ALTA

Na Primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E no município de Terra Alta, município da região nordeste paraense, a disputa eleitoral mostra o vereador Michel a frente do atual prefeito com 29,5% das intenções de voto contra 24,8% do atual prefeito, Naldo Matos, que busca sua reeleição.

Pesquisa DOXA está registrada no T.R.E sob o nº 08910/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Doxa realizou a pesquisa entre os dias 18 a 21 de janeiro de 2024 com uma amostra de 403 entrevistas.


ESPONTÂNEA: MICHEL APARECE NA FRENTE

Na questão espontânea em que não são apresentados os nomes de pré-candidatos, o atual vereador Michel Pessoa aparece na frente com 22,3% das intenções de voto. O atual prefeito, Naldo Matos, vem em segundo lugar com 18,8%. O ex-prefeito Gilvandro Nascimento é o terceiro colocado na disputa eleitoral do município. Jadielson Nascimento é o quarto colocado com 3,8%. Franklin Rodrigues aparece na quinta colocação com 2,8%. Carla Almeida vem com 2,3% e Marly Magno aparece com apenas 1,3%. Os votos flutuantes, isto é, os indecisos e aqueles que pretendem anular o voto somam 42,4%.


ESTIMULADA: MICHEL ESTÁ 4,7 PONTOS A FRENTE DE NALDO MATOS


Os números da primeira pesquisa da DOXA mostram uma polarização entre o vereador Michel e o prefeito Naldo Matos. Na questão estimulada em que são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Michel vai para 29,5% das intenções de voto, enquanto Naldo Matos fica com 24,8%. Em terceiro lugar permanece o ex-prefeito Gilvandro Nascimento com 8,8%. Jadielson Macedo aparece com 7,0%. Franklin Rodrigues ficou em quinto lugar com 5,0%. Carla Almeida é a sexta colocada com 2,8% e Marly Magno vem em sétima colocação com apenas 2,5% de intenção de votos. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 19,6%.


REJEIÇÃO: NALDO É O MAIS REJEITADO


Quando se trata de rejeição, o atual prefeito que vai defender seu mandato, aparece como o mais rejeitado na pesquisa com 35,8% de eleitores que não votariam mais nele de jeito nenhum. O segundo é Gilvandro Nascimento com 11,8% seguido por Michel Pessoal que aparece com 10,5%. Carla Almeida tem 3,3% de rejeição; Franklin Rodrigues tem 2,5%; Marly Magno, 1,8% e Jadielson, também 1,8% de rejeição.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO NALDO


Quando se trata de avaliação conceitual do governo de Naldo Matos, a avaliação positiva é de 27,1%, isto é, a somatória do excelente e bom; enquanto a avaliação negativa chega a 34,5%. A avaliação regular é de 36,5%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO NALDO


Agora, quando se trata da aprovação/desaprovação da forma como o prefeito Naldo vem administrando o município, 47,0% estão desaprovando seu governo; enquanto 46,0% aprovam a maneira do prefeito governar. Outros 7,0% não se manifestaram.


ANÁLISE

A primeira pesquisa registrada e publicada da Doxa no município de Terra Alta mostra um cenário bem competitivo na corrida eleitoral entre um vereador e o atual prefeito que tenta a sua reeleição. Os números mostram uma vantagem para o vereador Michel de um pouco mais de 4 pontos percentuais a frente de Naldo. Ao aprofundarmos a análise, incluindo o fator rejeição, verificamos grande dificuldade de crescimento de Naldo. Vejamos: Naldo tem uma intenção de voto de 24,8% e uma rejeição de 35,8%. Nesta equação ele tem um saldo negativo de (-11) pontos. Isto significa que o atual prefeito vai ter grandes dificuldades de crescimento. Ele já chegou no teto. Por outro lado, Michel tem maior poder de crescimento, uma vez que sua intenção de voto chega a 29,5% e sua rejeição é de 10,5%. Ele tem um saldo positivo de 19 pontos. Quando no início do processo eleitoral temos uma polarização com aquele que está no poder em município pequeno, como é o caso de Terra Alta, uma terceira via terá dificuldade de lograr êxito em disputa desse nível. Eleição já começou. Esperemos os próximos capítulos dessa corrida eleitoral em Terra Alta.

 

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da DOXA

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o Nº PA-08910/2024.

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010


 DADOS DA PESQUISA

 Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Terra Alta-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 403 entrevistas

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

1.310 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


bottom of page