top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

NA REGIÃO METROPOLITANA PIONEIRO LARGA NA FRENTE PARA O SENADO DA REPÚBLICA

Atualizado: 18 de ago. de 2022

Doxa publica sua segunda pesquisa na Região Metropolitana de Belém para medir a intenção de voto para presidente da República, Governador, Senador, deputado Federal e Estadual. A pesquisa foi realizada nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides. Para o senado em que a disputa está acirrada, o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) larga na frente. Ele aparece em primeiro lugar com 21,4%. O segundo colocado é o ex-senador Mário Couto, que obteve 10,5%. Flexa Ribeiro vem em terceiro com 7,5%; e em quarto lugar aparece o atual deputado federal, Beto Faro, com 6,3%. A pesquisa mostra que há um percentual acentuado de 44,9% de pessoas que mesmo estimulando os nomes dos candidatos não sabem em quem votar ou que pretendem votar branco ou nulo.

A pesquisa está registrada no T .R.E Pará sob o PA-00891/2022. Foi realizada com uma amostra de 800 entrevistas no período de 260ª 30 de julho de 2022, tendo uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.


MAIS DE 55% DOS ELEITORES DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM NÃO SABEM EM QUEM VOTAR PARA GOVERNADOR.


Na questão espontânea em que não se apresenta os nomes dos candidatos, o atual governador Helder Barbalho se destaca com 41,2% das intenções de voto. Zequinha Marinho vem com 1,8%; Major Marconi tem apenas 0,6%. Os indecisos ou aqueles que pretendem anular ou votar em branco somam 55,8%.


HELDER TEM 68,1% DAS INTENÇÕES DE VOTO NA REGIÃO METROPOLITANA


Quando se estimula, Helder Barbalho pula para 68,1% das intenções de voto. O atual senador Zequinha Marinho aparece com apenas 4,0%. Major Marcony fica com 1,9%; Profa. Shirley Alves, 1,0%; Cleber Rabelo, 0,7% e Prof. Adolfo do PSOL, 0,2%.


NA QUESTÃO ESPONTÂNEA LULA APARECE NA FRENTE


Para presidente da República, a pesquisa mostra, na questão espontânea, em que não se apresenta os nomes dos candidatos, o ex-presidente Lula na frente com 29,8% das intenções de voto. O atual presidente, Jair Bolsonaro, vem em segundo lugar com 22,7%. Ciro Gomes vem em terceiro com 1,4%. Os demais não somam 1%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 45,1%.


LULA ESTÁ 21,4 PONTOS NA FRENTE DE BOLSONARO NA REGIÃO METROPOLITANA


Quando se estimula, o ex-presidente Lula vai para 49,6% contra 28,2% de Jair Bolsonaro. Ciro Gomes aparece em terceiro lugar com apenas 3,1%; Simone Tebet está com 1,1%; André Janones, 0,6% e Vera, 0,2%. Felipe D´Avila, Pablo Marçal, Sofia Manzano e Eymael tem, todos, 0,1%.


HÁ UM GRANDE VAZIO PARA SENADOR NA REGIÃO METROPOLITANA


Ao se perguntar quem você votaria para senador da República sem apresentar os nomes dos candidatos, a pesquisa identificou que a grande maioria dos eleitores da região metropolitana ainda não estão ligado às candidaturas ao senado. Tanto que 92,2% dos eleitores não sabem em quem votar ou pretendem anular o voto. Pioneiro aparece com 2,7%; Beto Faro com 2,0%; Mário Couto, 1,9% e Flexa, 1,0%.


PIONEIRO LARGA NA FRENTE COM 21,4% NA REGIÃO METROPOLITANA


Ao se estimular os nomes para o senado da República, o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, aparecem na frente com 21,4% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o ex-senador Mário Couto com 10,5%. Flexa Ribeiro é o terceiro colocado com 7,5% e Beto Faro ocupa a quarta posição com 6,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam, ainda, 54,3%.


Doxa pesquisou, também, a corrida eleitoral para os cargos proporcionais de deputado estadual e federal, tanto na questão espontânea como na estimulada. A seguir as tabelas dos nomes de candidatos que apareceram e seus devidos percentuais.


“A pesquisa para cargos proporcionais é apenas um indicativo que mostra a movimentação dos candidatos no universo onde foi feita a pesquisa. Se algum candidato foi citado pelo menos uma vez, é um sinal que seu nome já foi “ventilado” nesse espaço de disputa eleitoral. Potencialize.” (Dornélio Silva, diretor da DOXA)

EM QUEM VOTARIA PARA DEPUTADO ESTADUAL - ESPONTÂNEA




EM QUEM VOTARIA PARA DEPUTADO ESTADUAL - ESTIMULADA


EM QUEM VOTARIA PARA DEPUTADO FEDERAL - ESPONTÂNEA


EM QUEM VOTARIA PARA DEPUTADO FEDERAL - ESTIMULADA




FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Mesorregião Metropolitana de Belém

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-00891/2022

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 3,5% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período: 26 a 29 de julho de 2022

Local: Estado do Pará

Amostra: Foram entrevistados 800 eleitores.

Estatístico Responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE: 8010

7.261 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page