top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

NOTA DE ESCLARECIMENTO PESQUISAS ELEITORAIS PODEM E DEVEM SER PUBLICADAS


A DOXA está publicando várias pesquisas de alguns municípios paraenses, com o objetivo de contribuir com o debate democrático, visando as eleições municipais de 2024. No entanto, algumas pessoas desinformadas estão se manifestando, criticando a DOXA que publicou pesquisa sem registro no T.R.E. Essa crítica, mais precisamente, partiu de uma rádio de Capanema em que uma radialista, comentando a pesquisa chegou a afirmar “a pesquisa para ser válida, tem que ser registrada”. A pesquisa para ser válida, tem que ser feita por empresas especializadas na área. A DOXA ao chegar em qualquer município é logo vista por que seus pesquisadores usam coletes, bonés com a marca da Doxa. Tudo transparente. Para que não paire nenhuma dúvida em outros radialistas de outros municípios, A DOXA tem a esclarecer o seguinte:

A partir de 1º de janeiro do ano das eleições, as entidades e empresas que realizarem pesquisas eleitorais serão obrigadas a registrá-la no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) até cinco dias antes da divulgação.

Portanto, até o dia 31 de dezembro de 2023 não existe a obrigatoriedade para registro, mesmo porque o Sistema está fechado.

A Doxa preza pela ética, legalidade e seriedade com os dados que coleta em campo, respeitando a opinião dos eleitores.

É bom que esses radialistas desinformados procurem a assessoria jurídica da empresa para saberem da verdade antes de falar, comentar pesquisas em seus programas.


DORNÉLIO SILVA

Cientista Político da Doxa

212 visualizações0 comentário
bottom of page