top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

OS MELHORES E OS PIORES NA AVALIAÇÃO POPULAR. ANANINDEUA E SÃO MIGUEL DO GUAMÁ ESTÃO NO TOPO. BELÉM E ALTAMIRA NA LANTERNA

Conforme anunciado, a DOXA publica seu “INDICE DOXA DE GESTÃO”. É um trabalho que vem sendo desenvolvido, através de pesquisas de opinião em alguns municípios paraenses. Participam desse segundo ranking 45 municípios que foram pesquisados pela Doxa no ano de 2023.

TOP 10 DE GESTÃO:



A grande disputa se deu entre os primeiros colocados: São Miguel do Guamá e Ananindeua. Ambos os municípios tiveram crescimento em seus índices de aprovação, chegando, agora, com um empate em suas gestões. O que chama a atenção é que cada um tem uma orla à beira do rio pra chamar de sua. Em são Miguel, a orla é a principal obra percebida pela população; em Ananindeua, a orla do rio Maguari puxou o índice do município.


Entram, agora, no Top 10 os municípios de Curuçá, que obteve uma aprovação de 90,4%; Jacundá que chegou a 88,3% de aprovação; Canaã dos Carajás, 80,3% e Primavera que chegou ao índice de 79,6%.


Os intermediários de Gestão:

Do 11º colocado ao 35º chamamos dos “Intermediários de Gestão” que podem lutar para subir nos próximos rankings; ou se não trabalhar sua gestão, podem cair.

Os 10 na Lanterna:

Na tabela seguinte apresentamos os 10 municípios que ficaram na “lanterna” da aprovação popular. No próximo ano já é o ano eleitoral, será que esses municípios serão capazes de reverter a situação?


Dos 45 municípios que participam do ranking, 22 são do MDB; 5 são do PL; 4 do Podemos; 1 do PSB; 7 do PSD; 2 do PSDB; 1 do PSOL; 1 do PRD; 1 do republicano; 1 do União Brasil. Desses 30 vão pra reeleição, isto é, vão defender seu mandatos; outros 15 vão indicar seus sucessores.


Os estudos de probabilidade e de potencial de cada disputa eleitoral dos municípios pesquisados pela Doxa encontram-se devidamente reservados no instituto.

A metodologia utilizada para aferir esse índice é a quantitativa aleatória domiciliar, estratificada por quotas de sexo, idade e área geográfica (bairros e comunidades rurais) através de uma amostra representativa de cada município pesquisado. O índice é extraído da seguinte questão: “De maneira geral você Aprova o Desaprova a maneira como o/a prefeito/a vem administrando o seu município?”

4.140 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


SAMUEL CUSTODIO DE ARAÚJO
SAMUEL CUSTODIO DE ARAÚJO
Jan 03

Tem como ter acesso a pesquisa completa?

Like

Adailton Peichin
Adailton Peichin
Jan 01

Porque não aparece ourilandia, tucumã e são Félix do xingu?

Like

Paulo Sena
Paulo Sena
Dec 30, 2023

Onde está a pesquisa completa?

Like

Gisele Brigida
Gisele Brigida
Dec 30, 2023

Porque não aparece marituba ?

Like

Ana Paula Pereira Pinheiro
Ana Paula Pereira Pinheiro
Dec 30, 2023

Gostaria de saber sobre a Prefeita de Marituba pq não vi o nome dela ?

Like
bottom of page