top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

PESQUISA DOXA APONTA CORRIDA ELEITORAL EM BELÉM E ANANINDEUA

Pesquisa DOXA registrada no TRE mostra a corrida eleitoralnos municípios de Belém e Ananindeua na região metropolitana.A pesquisa registra o clima eleitoral nas duas principais cidades do estado, aferindo as intenções de voto para presidente, governador, senador e deputado federal e estadual, bem como avalia o desempenho dos deputados estaduais e federais. A pesquisa, também, avalia o governo de Edmilson Rodrigues, Helder e Bolsonaro. E está registrada no T.R.E sob o nº PA-04494/2022 e foi realizada entre os dias 24 a 27 de Maio de 2022 com uma amostra de 800 entrevistas, tendo uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra.


AVALIAÇÃO GOVERNO EDMILSON


A pesquisa avaliou o desempenho que o governo do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) vem fazendo em Belém. 29,4% dos entrevistados avaliam o governo positivamente; enquanto 31,0% avaliam negativamente. A avaliação regular chega a 36,8%. E 2,9% não opinaram.



AVALIAÇÃO GOVERNO HELDER


Já o governo de Helder Barbalho é avaliado positivamente por 57,7% dos eleitores de Belém e Ananindeua. A avaliação negativa é de 10,1%. Há um índice de 30,5% que avaliam o governo de Helder como regular.


AVALIAÇÃO GOVERNO BOLSONARO


Os belenenses e ananindeuenses também avaliaram o governo Bolsonaro. Para 24,5% o governo Bolsonaro é avaliado positivamente; enquanto 55,8% avaliam negativamente. A avaliação regular é de 18,5%.


SENADOR MAIS ATUANTE


O Instituto Doxa perguntou aos entrevistados qual o senador do Pará mais atuante. Jader Barbalho aparece em primeiro lugar com larga vantagem sobre os demais senadores paraenses, se destacando com 52,6%. O senador Zequinha Marinho aparece em segundo lugar com 5,3% das citações dos eleitores; enquanto Paulo Rocha vem em seguida com apenas 4,7%.


DEPUTADO ESTADUAL MAIS ATUANTE


O Instituto Doxa foi mais além e quis saber dos eleitores de Belém e Ananindeua qual deputado estadual é mais atuante. Os números mostram um vazio na mente do eleitor, 91,6% não sabem indicar nenhum deputado. Apenas 8,4% citam algum nome que muitas vezes não são nem deputados estaduais.


DEPUTADO FEDERAL MAIS ATUANTE


Situação semelhante quando perguntamos qual o deputado federal do Pará mais atuante. 93,1% não souberam indicar algum nome. Apenas 6,9% dos eleitores de Belém e Ananindeua citaram algum nome; muitos não são mais deputados; outros nunca foram deputados. Eder Mauro aparece em primeiro lugar, depois vem Celso Sabino, seguido por Cássio Andrade e Elcione Barbalho. Beto Faro vem logo depois.


INTENÇÃO DE VOTO SENADOR: CENÁRIO I


No primeiro cenário onde consta o nome do ex-deputado estadual e presidente da Alepa, Márcio Miranda, ele aparece em primeiro lugar com 14,7% das intenções de voto; Beto Faro vem em segundo lugar com 11,2%, seguido por Mário Couto que obteve 10,6%. O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, aparece com 9,9%, tecnicamente empatado com Mário Couto. O ex-senador Flexa é o quinto colocado com apenas 5,5% das intenções de voto. Os votos flutuantes são 48,1%.


INTENÇÃO DE VOTO SENADOR: CENÁRIO II


No segundo cenário sem Márcio Miranda o quadro se apresenta da seguinte maneira: o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, pula para o primeiro lugar com 14,0%; em segundo lugar vem Mário ?Couto com 13,2%, seguido por Beto Faro, 12,8%. Flexa Ribeiro é o último colocado com 7,3%. O número de votos flutuantes fica acima de 52%.


INTENÇÃO DE VOTO SENADOR: CENÁRIO III


No terceiro cenário sem Manoel Pioneiro o quadro se apresenta da seguinte maneira: Márcio Miranda fica em primeiro lugar com 16,3%; Beto Faro em segundo com 12,4%, seguido de perto por Mário Couto que ficou com 11,8%; Flexa Ribeiro vem com apenas 6,1%. Os votos flutuantes somam 53,4%.


INTENÇÃO DE VOTO GOVERNADOR


O quadro para a eleição de governador está muito favorável à reeleição de Helder Barbalho em Belém e Ananindeua. Os dados mostram que 73,3% votariam em Helder se a eleição fosse hoje. O senador Zequinha Marinho aparece com ínfimos 2,9%; logo em seguida vem Major Marconi com 2,3%; Renata Fonseca tem 1,2% e Cleber Rabelo vem com 0,8%. Os votos flutuantes somam 19,5%.


INTENÇÃO DE VOTO PRESIDENTE


Para presidente nesses dois municípios da região metropolitana de Belém, o ex-presidente Lula aparece com 51,1% das intenções de voto; o atual presidente, Jair Bolsonaro, vem com 24,4%. Ciro Gomes é o terceiro colocado com 6,7%; André Janones, 0,9%; João Dória, 0,6%; Simone Tebet, 0,5% e Sofia Manzano, 0,1%. Os votos flutuantes somam 15,6%.


INTENÇÃO DE VOTO PARA DEP. ESTADUAL (Espontânea)


Doxa mediu a intenção de voto para deputado estadual de maneira espontânea. Os índices mostram que é muito grande o percentual de eleitores que não sabem indicar algum pré-candidato, tanto que 88,5% não sabem. Apenas 11,5% conseguiram citar algum nome, conforme mostra a tabela abaixo:


INTENÇÃO DE VOTO PARA DEP. ESTADUAL (Estimulada)


Doxa estimulou alguns nome para deputado estadual. O resultado está na tabela abaixo. Mesmo assim, o percentual de votos flutuantes ainda permanece alto, 55,1%.


INTENÇÃO DE VOTO PARA DEP. FEDERAL (Espontânea)


Para deputado federal, Doxa também fez a pergunta de intenção de voto. O resultado mostra que 87,7% não sabem indicar algum nome. Os que cinco primeiros que mais se destacam são: Eder Mauro, Elcione, Vavá, Cassio Andrade e Celso Sabino).


INTENÇÃO DE VOTO PARA DEP. FEDERAL (Estimulada)


Doxa estimulou alguns nomes de maior relevância de cada partido político para medir a intenção de voto. Mesmo estimulando os votos flutuantes ainda permanecem em alta, somando 49,8%. Os que mais se destacam, estão na tabela abaixo:


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral RMB

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião Pública.

Execução: Doxa Pesquisa

Registro no T.R.E: PA-04494/2022

Período: 24 a 27 de MAIO de2022

Local: RMB-PA

Amostra: Foram entrevistados 800 eleitores.

1.495 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page