top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

PESQUISA DOXA APONTA PRIMEIROS PASSOS DA CORRIDA ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM.

Primeira pesquisa DOXA registrada no TRE mostra o contexto eleitoral para as eleições gerais deste ano, desde presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. A pesquisa vai aferir como está nesse momento o clima eleitoral em Santarém, há pouco mais de 4 meses que antecedem as eleições. Para governador, a liderança é de Helder Barbalho; para o senado, se destaca Mário Couto; para deputado federal, a liderança é de Henderson Pinto; e para deputado estadual, a ex-prefeita Maria do Carmo lidera essa corrida. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-03238/2022 e foi realizada entre os dias 01 a 04 de Maio de 2022 com uma amostra de 621 entrevistas, tendo uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra. A pesquisa foi realizada nas zonas urbana e rural do município e foi contratada pela Princesa Comunicação do Tapajós Ltda.


ESPONTÂNEA PARA GOVERNADOR:


Quando se faz a pergunta de forma espontânea sem apresentar os nomes dos pré-candidatos, a pesquisa identifica que o eleitor santareno ainda não está ligado nas eleições. Esse fato se dá pelo grande número de eleitores que não sabem, estão indecisos ou tem a intenção de anular o voto. Esse percentual soma 85,1%. Isso significa que apenas 14,9% dos eleitores santarenos citaram algum nome. O atual governador, Helder Barbalho, aparece em primeiro lugar com 11,6%; o atual senador Zequinha Marinho vem em segundo com apenas 1,8%. Os demais nomes citados aparecem com menos de 0,4%.

ESTIMULADA PARA GOVERNADOR:


Na questão estimulada, quando apresentamos os nomes dos pré-candidatos, o atual governador Helder Barbalho (MDB) se destaca em primeiro lugar com 42,9% das intenções de voto. O senador Zequinha Marinho (PL) é o segundo colocado com 11,0%. Major Marconi (SD) aparece em terceiro lugar com 3,8%; Silvia Letícia (PSOL), vem com 2,5%; Renata Fonseca, 1,6% e Cleber Rabelo (PSTU), 0,6%. Por outro lado, mesmo estimulando os votos flutuantes ainda tem índices significativos, somando 37,6%.

ESTIMULADA PARA PRESIDENTE


A pesquisa aferiu a corrida eleitoral para presidente da República. A polarização é forte em Santarém entre Lula e Jair Bolsonaro. Na frente sai o atual presidente Jair Bolsonaro com 43,9%; seguido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 34,5%. A diferença entre os dois é de apenas 9,4 pontos percentuais. Os votos flutuantes somam 15,4%. João Dória é o terceiro colocado com apenas 1,2% das intenções de voto. Felipe D´Avila, 0,6%; Simone Tebet, 0,4%; André Janones, 0,3% e Eymael, 0,3%.


ESPONTÂNEA PARA SENADOR


Assim como o quadro se apresenta para governador na questão espontânea em que o eleitor santareno ainda não está ligado nas eleições, para o senado a situação é pior ainda. Aqui quando se faz a pergunta sem mencionar nomes de pré-candidatos, os votos flutuantes, isto é, aqueles que não sabem ou desejam votar em branco ou anular o voto somam 93,0%. Isso significa que a eleição para o senado está totalmente aberta. Entre os citados, em primeiro lugar aparece Mário Couto, 3,8%, seguido de Flexa Ribeiro, 2,4%. O deputado federal Beto Faro é citado por apenas 0,4% e Manoel Pioneiro por 0,1%.


ESTIMULADA PARA SENADOR


Quando apresentamos os nomes de pré-candidatos ao senado da República, um pouco menos de 50% dos eleitores santarenos se manifestam. Mário Couto aparece em primeiro lugar com 18,6%; em segundo lugar vem Flexa Ribeiro com 15,4% das intenções de voto. O atual deputado federal pelo PT, Beto Faro, aparece com apenas 9,3% das intenções de voto. O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, é o quarto colocado com 6,0% das intenções de voto. Por outro lado, 50,6% de votos ainda flutuam em Santarém se definição.


ESPONTÂNEA PARA DEPUTADO ESTADUAL


Quando se pergunta de maneira espontânea em quem você votaria para deputado estadual, o que se destaca é o percentual de 88,2% de eleitores que não sabem, ainda, informar algum deputado, significando que, também, aqui a eleição está aberta. Entre os mais citados aparecem JK do Povão em primeiro lugar com 3,4%, depois vem maria do Carmo com 1,8%, seguido por José Maria Tapajós com 1,3%. Celsa Brito e Herlon Rocha estão aparecem com 0,7%, respectivamente. João Pingarilho vem com 0,4%. Adriana Almeida, Hilton Aguiar, Marcos Aurélio e Silvio Amorim aparecem com 0,3% das intenções de voto. Com 0,1% vem Angelo Tapajós, Eraldo Pimenta, Erasmo Maia, Junior Ferrari, Subtenente Patrício e Tenente Erimar.


ESTIMULADA PARA DEPUTADO ESTADUAL


A pesquisa estimulou 10 nomes que competem acirradamente em Santarém. Dentre esses nomes, a ex-prefeita Maria do Carmo aparece em primeiro lugar com 20,5%; o atual vereador JK do Povão é o segundo colocado vindo com 18,4%. Em terceiro lugar vem José Maria Tapajós com um percentual de 11,3%. Celsa Brito é quarta colocada com 8,8% seguida pela vereadora Adriana Almeida, 7,9%. Erlon Rocha é o sexto colocado, aparecendo com 4,5%. João Pingarilho se destaca na sétima colocação com 3,5%; o atual deputado Hilton Aguiar é o oitavo colocado com 3,1%. Silvio Amorim é o nono colocado com 1,8% e o atual deputado estadual Eraldo Pimenta é o décimo colocado com 1,2%.


ESPONTÂNEA PARA DEPUTADO FEDERAL


A questão espontânea para deputado federal está muito aberta, mais do que para deputado estadual. Aqui 90,6% não se manifestaram, isto é, não apontaram nenhum nome para deputado federal. Entre os que foram citados, se destacam: Henderson Pinto com 2,1%; Paulo Barrudada, 1,9%; depois vem Priante com 1,5%; Aguinaldo Promissória vem com 0,6%; Airton Faleiro e Jardel aparecem com o mesmo percentual de Aguinaldo. Depois com 0,3% Eder Mauro e João Coragem. Com 0,1% aparecem 11 nomes citados, conforme o gráfico ao lado.


ESTIMULADA PARA DEPUTADO FEDERAL


A pesquisa estimulou 10 nomes para deputado federal. Mesmo assim, o índice de pessoas que não citaram nenhum nome é alto, chegando a 28,5%. Os que mais se destacam, de acordo com a pesquisa, são: Henderson Pinto, 20,4%; em segundo lugar vem Paulo Barrudada com 13,0%; Jardel Guimarães é o terceiro colocado com 10,8%. O atual deputado federal, José Priante, é o quarto colocado, aparecendo com percentual de 9,0%. O quinto colocado é Aguinaldo Promissória com 4,4%. O atual deputado Junior Ferrari, vem com 3,8%; Airton Faleiro aparece em seguida com 3,2%. Celso Sabino é o oitavo colocado com 2,4%; Alisson Pontes aparece com 2,4% e Malaquias com 2,1%.



FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Santarém-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião Pública.

Execução: Doxa Pesquisa

Registro no T.R.E: PA-03238/2022

Período: 01 a 04 de MAIO de 2022

Local: Santarém - PA

Amostra: Foram entrevistados 621 eleitores.

1.167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page