top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

PIO X JÚNIOR PERMANECE NA FRENTE DE MARCOS TONHEIRO EM IRITUIA

Irituia, município da região Nordeste Paraense, com 30.955 mil habitantes (Censo 2022, IBGE), recebeu os pesquisadores da Doxa para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 600 eleitores no período de 12 a 15 de dezembro de 2023. Nesse município, o atual prefeito, Marcos Tonheiro, vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição em 2024. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador Helder Barbalho e do Presidente Lula; além de aferir a percepção da população sobre as obras que estão sendo realizadas no município.

Na avaliação conceitual (excelente, bom, regular, ruim ou péssimo), o governo de Marcos Tonheiro soma conceito positivo de 28,5%. Já o negativo é de 36,6%. O Regular fica em 32,4%.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO TONHEIRO


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO TONHEIRO

Quando se trata da Aprovação do governo, isto é, da forma de Marcos Tonheiro governar, na série histórica das pesquisas deste ano, o governo de Tonheiro vem sofrendo queda: em abril, a aprovação era de 58,2%; em setembro caiu para 54,2%. Agora, em dezembro, a queda estacionou em 42,1%.


Quanto à Desaprovação do governo de Marcos Tonheiro, na série histórica detectamos a tendência de subida. Em abril, a desaprovação chegava a 33,8%. Já em setembro essa desaprovação foi para 43,7%. Na última pesquisa do ano de 2023, a desaprovação fechou em 50,7%.



PRINCIPAL REALIZAÇÃO DE MARCOS TONHEIRO


A pesquisa quis saber se os eleitores identificavam as principais obras que o prefeito Marcos Tonheiro vem realizando no município. Os números mostram que Tonheiro não tem entregas de obras ou serviços à população: 61,2% dos eleitores disseram que o prefeito não fez nada ou não sabem o que ele fez. Uma demonstração clara de sua baixa aprovação perante seus eleitores. O que aparece em maior relevância é “Asfalto/pavimentação” com 8,0% de citações; depois vem “UBS/Reforma do posto de saúde”, 7,6%; “ajeitou as estradas”, 4,8%. Os demais itens podem ser vistos no gráfico abaixo:


APROVAÇÃO/DESAPROAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO


O governo de Helder Barbalho tem uma aprovação bastante positiva no município de Irituia, chegando a 80,0%. Já a desaprovação é de apenas 12,0%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO LULA


O governo Lula também é bem avaliado em Irituia. A aprovação é de 70,0%; enquanto a desaprovação chega a 25,0%. Outros 5,0% não se manifestaram.


ELEITORAL:

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA JÚNIOR PIOX X JÁ SAI NA FRENTE


Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um cenário bastante aberto, tendo em vista o grande percentual de eleitores que, ainda, não tem um nome na cabeça. Esse índice chega a 59,8%. Os nomes mais lembrados são de Pio X Júnior que aparece com 20,0%; o atual prefeito, Marcos Tonheiro, vem em segundo lugar com 18,3%. Os demais aparecem com índices abaixo de 1%.


ESTIMULADA: CENÁRIO I


Na questão estimulada, Doxa testou três possíveis cenários para as eleições de Irituia. No primeiro cenário Pio X Júnior aparece em primeiro lugar com 36,0% das intenções de voto, um crescimento de seis pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. O segundo colocado é o atua prefeito, Marcos Tonheiro, que vem com 26,5%, crescimento de apenas 2,2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. O prof. Gleice aparece com 6,5%; Carmelina vem com 1,9% e Jeferson Lima com 1,9%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 28,0%.


CENÁRIO II

No segundo cenário, Doxa testou apenas Pio X Júnior, Marcos Tonheiro e Carmelina. Neste cenário, Pio X Júnior aparece com 39,4%; depois vem Marcos Tonheiro com 26,9%; Carmelina tem2,7%. Os votos flutuantes (brancos, nulos e indecisos) somam 31,1%.


CENÁRIO III

No cenário III, Doxa confrontou Pio X Júnior e Marcos Tonheiro. O resultado mostra Pio X Júnior na frente com 39,6% e o atual prefeito, Marcos Tonheiro, com 27,1%. Os votos flutuantes somam 33,3%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE IRITUIA


Em se tratando de rejeição, o atual prefeito, Marcos Tonheiro, é o mais rejeitado, aparecendo com 33,9% das citações. Carmelina tem a segunda maior rejeição, com 20,2%.  Jeferson Lima vem com 7,0%; Pio X Júnior obteve 6,9% de rejeição e o Prof. Gleice tem 3,2%. Outros 12,2% disseram que não rejeitam nenhum desses candidatos e 16,6% não se manifestaram.


ANÁLISE:

Avaliando a sequência das três pesquisas realizadas no município de Irituia, identificamos uma reviravolta no cenário com a entrada de Pio X Júnior na disputa pela prefeitura. Na primeira pesquisa, feita em abril de 2023, o atual prefeito chegava com percentual acima de 46% das intenções de voto. Ele estava jogando sozinho, sem nenhum adversário competitivo. Na pesquisa de setembro foi incluído o nome de Pio X Júnior, irmão do prefeito de São Miguel do Guama, Eduardo Pio X, que é o prefeito com maior índice de aprovação, segundo o Indice Doxa de Gestão (IDG). Essa alta avaliação positia de Eduardo impactou os municípios vizinhos. Já nessa pesquisa de setembro, Pio X Júnior, garante um percentual de 30,0%, fazendo Marcos Tonheiro cair ladeira abaixo, chegando a estacionar na pesquisa de dezembro em 26,5%. Por outro lado, a desaprovação do prefeito subiu consideravelmente da primeira para essa última pesquisa, chegando, agora, a 50,7%. Esse alto índice de desaprovação corrobora com sua queda nas intenções de voto. Marcos Tonheiro agora tem um competidor pra jogar de igual para igual. Vamos acompanhar os próximos embates.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa Pesquisa

655 visualizações0 comentário
bottom of page