DOXA esteve recentemente no município de Marituba, na região metropolitana de Belém, fazendo sua primeira pesquisa registrada no T.R.E. Lá, a atual prefeita, Patricia, que vai defender seu mandato, sai na frente, liderando a corrida eleitoral com uma larga diferença do segundo colocado. Ela atingiu 55,5% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Everaldo Aleixo com 10,5% das intenções de voto. Marília Melo vem em terceiro lugar com 2,5%. Bruno Santiago vem com apenas 0,3%. Doxa avaliou o desempenho do governo de Patrícia, do governador Helder Barbalho e do presidente Lula.
A pesquisa foi realizada no período de 04 a 07 de Julho de 2024 em todos os bairros de Marituba com uma amostra de 400 entrevistas. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-07447/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.
PATRÍCIA SAI NA FRENTE NA ESPONTÂNEA
Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, a atual prefeita, patrícia, já aparece com índice de 44,0% das intenções de voto. Everaldo Aleixo vem com 8,3% e Marília Melo, 1,5%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 46,2%.
PATRÍCIA MANTÉM LIDERANÇA NA CORRIDA ELEITORAL
Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Marituba, Patrícia (MDB), fica em primeiro lugar com 55,5%. O segundo colocado, Everaldo Aleixo, somou 10,5% das intenções de voto. Marília Melo (PP) alcançou 2,5%. Bruno Santiago conseguiu apenas 0,3% das intenções de voto. Robertinho não pontuou. Outros 31,2% estão indecisos ou pretendem anular o voto.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE MARITUBA
Quando se trata de rejeição, Robertinho que não pontuou nas intenções de voto, aparece como o mais rejeitado, com 11,8%; Everaldo Aleixo aparece com rejeição de 10,3%. Patrícia é rejeitada por 9,5% dos eleitores de Marituba; Bruno Santiago tem rejeição de 5,8% e Marília Melo é rejeitada por apenas 4,5%. Outros 44,3% não rejeitam nenhum e 14,0% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE PATRÍCIA
Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Patrícia Governar, Doxa aferiu que 93,0% aprovam seu governo; enquanto sua desaprovação é de apenas 6,0%. Outros 1,0% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER
Doxa também avaliou a aprovação e desaprovação do governo Helder. 73,0% dos eleitores de Marituba estão aprovando o governo de Helder; enquanto 18,0% desaprovam. Outros 9,0% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA
O governo do presidente Lula é aprovado por 58,0% dos eleitores de Marituba; enquanto sua desaprovação é de 35,0%. Outros 7,0% não se manifestaram.
ANÁLISE
A primeira pesquisa da Doxa registrada em Marituba mostra um cenário bastante favorável para a atual prefeita, Patrícia, que vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição. Disputam com ela Everaldo Aleixo, Marília Melo, Bruno Santiago e Ricardinho. Ela já sai na frente dos demais, obtendo uma diferença de 45 pontos à frente do segundo colocado, Everaldo Aleixo, que disputou com Patrícia. A atual prefeito ganhou com uma diferença de apenas 434 votos. Agora, Aleixo, está bem distante de Patrícia. Corrobora com seu potencial de voto alto, o fato da população de Marituba estar aprovando sua administração, chegando a mais de 90%. Outro fator a ser observado, é a baixa rejeição de Patrícia, o que contribuiu com o seu potencial de voto. Faltando um pouco mais de dois meses para as próximas eleições, tudo indica que está traçado um caminho promissor para Patrícia rumo ao dia seis de outubro.
DORNÉIO SILVA – Cientista Político da DOXA
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-07447/2024
Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em MARITUBA - PA
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 400 entrevistas
Comments