top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

PREFEITO TOM SAI NA FRENTE NA CORRIDA DE SUA REELEIÇÃO EM ALENQUER.

Atualizado: 15 de abr. de 2023

ALENQUER, município da região da Calha Norte, oeste paraense, foi visitado pelos pesquisadores da Doxa para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 400 eleitores no final de março tanto da zona urbana quanto da Rural. Nesse município o atual prefeito, TOM, vai defender seu mandato, disputando sua reeleição. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO TOM

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito TOM?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 29,7% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a apenas 26,2% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 41,6%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO TOM

Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como o prefeito TOM vem governando o município, os números mostram que 52,4% aprovam o seu governo; enquanto 38,9% desaprovam. Outros 8,7% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 81,2% dos eleitores de ALENQUER aprovam o governo de Helder; enquanto 10,9% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 57,7% dos eleitores de ALENQUER. A sua desaprovação é de 29,3%. Outros 13,0% não se manifestaram.

HELDER

LULA

APROVA

81,2

57,7

DESAPROVA

10,9

29,3

NS/SR

7,9

13

ELEITORAL:


NA QUESTÃO ESPONTÂNEA TOM FICA NA FRENTE

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos) somam 84,6%. Quanto aos nomes citados, o prefeito Tom vem em primeiro lugar com 9,2%; depois aparece Josino Filho com 2,0%. Mauro Bastos é o terceiro colocado, 1,3%. Dr. Farias aparece com 1,0%. Os demais, Dr. Osvaldo, João Piloto, Dr. Mauro Carneiro, Laércio e Roselito Lopes aparecem abaixo de 1%.


NA ESTIMULADA TOM SE DISTANCIA DOS DEMAIS CANDIDATOS

Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, o atual prefeito Tom vai para 26,1%. O segundo colocado é o ex-prefeito, João Piloto, que aparece com 11,2%. Dr. Farias, 8,9%; Dr. Osvaldo, 8,9%; Mauro Bastos, 8,4% estão tecnicamente empatados. Depois vem Josino Filho, com 6,1%. Sarraf recebeu apenas 3,3% das intenções de voto. Lucelino Casa do Cimento vem com 2,5. Neto Macedo, 2,0% e Osvaldo do PT, 0,8%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ALENQUER

Quando se trata de rejeição, o atual prefeito aparece com uma rejeição de 15,3%. O segundo nome mais rejeitado é do ex-prefeito João Piloto, 8,1%. Dr. Farias aparece com uma rejeição de 6,0%; Mauro Bastos tem 5,7% de rejeição; Josino vem com 5,5%. Neto aparece Neto Macedo com uma rejeição de 3,8%. Lucelino tem 3,3% de rejeição; Sarraf está com uma rejeição de 3,1%. Osvaldo do PT tem 1,9% e Dr. Osvaldo é o menos rejeitado com apenas 1,0%.


ANÁLISE:

Essa primeira pesquisa da DOXA no município de ALENQUER mostra um cenário em que o prefeito vai defender seu mandato, isto é, vai pra reeleição. O prefeito vai para uma campanha com a máquina da prefeitura na mão. Em Alenquer, o prefeito Tom está com uma avaliação positiva acima da negativa, o que lhe proporciona vantagem quando se vai avaliar as performances dos nomes postos que poderão disputar com ele. A vantagem de Tom para o seu segundo colocado, João Piloto, é de 14,9 pontos percentuais, garantindo-lhe uma folga nesse primeiro momento da corrida eleitoral. Por outro lado, três possíveis candidatos, Dr. Farias, Mauro Bastos e Dr. Osvaldo, candidatos de oposição ao prefeito, estão tecnicamente empatados. O que se percebe uma diluição da oposição em Alenquer. Não desponta nesse campo da oposição um nome competitivo para disputar com Tom. O jogo só está começando. As primeiras luzes começam a aparecer nesse campo minado de jogadores, querendo entrar para jogar nos times que começam a ser formados.

Dornélio Silva - Cientista Político da Doxa.

951 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

١ تعليق واحد


jardilina1709
١٥ أبريل ٢٠٢٣

Tem meu voto

إعجاب
bottom of page