top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

PREFEITO TOM SILVA SAI NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL EM ALENQUER COM MAIS DE 34% DAS INTENÇÕES DE VOTO.

O instituto DOXA publica sua primeira pesquisa registrada de Alenquer, município da região da Calha Norte, oeste paraense, que segundo o Censo 2022, o município tem 69.377 habitantes. O objetivo foi ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 400 eleitores no período de 07 a 10 de março de 2024, tanto na zona urbana quanto na rural. A pesquisa está registrada no T.R.E sob nº PA-01828/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado encontrado na pesquisa.

Nesse município o atual prefeito, TOM, vai defender seu mandato, tentando sua reeleição. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República.


NA QUESTÃO ESPONTÂNEA TOM FICA NA FRENTE

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram, ainda, um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos), aparecem com índice alto, 78,1%. Quanto aos nomes citados, o atual prefeito, Tom Silva, aparece na frente com 15,8%. O segundo colocado é o ex-prefeito, Dr. Farias, que vem com 2,3%. Dr. Osvaldo vem com 1,3%; Áurea Nina, 0,8%; Josino Filho, 0,5%. Juscelino, Mauro Bastos, Neto Piloto e Roberto Moreira aparecem com 0,3%, cada.


NA ESTIMULADA TOM SE DISTANCIA E VAI PARA 34,8%

Na questão estimulada, em que se apresentam os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, o atual prefeito, Tom Silva, vai para 34,8%. O segundo colocado é o ex-prefeito Dr. Farias que alcançou 18,8%. Sarraf vem com 11,3%; Mauro Bastos obteve 4,8%. Áurea Nina e Josino Filho ficaram empatados com 4,0%, cada. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 22,3%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ALENQUER

Quando se trata de rejeição, o ex-prefeito, Dr. Farias, aparece como o mais rejeitado com 12,3% de citações. Tom Silva vem com rejeição de 8,2%; Áurea Nina, 7,8%. Josino Filho aparece com rejeição de 6,3%. Mauro Bastos, 4,0% e Sarraf, 2,5%. Outros 51,7% não rejeitam nenhum dos candidatos.


EXPECTATIVA DE VITÓRIA

A expectativa de vitória mede-se com a seguinte pergunta: “Independentemente em quem você votou, quem você acha que vai ganhar essa eleição em Alenquer?”. O resultado mostra uma expectativa alta em Tom Silva: 46,0% acreditam que o atual prefeito vai ganhar essa eleição. Por outro lado, apenas 13,0% consideram que o vitorioso será o Dr. Farias; Sarraf é acreditado por 1,8%; 1,0% acham que Mauro será o vitorioso e 0,5%, Áurea Nina.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO TOM

Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como o prefeito TOM vem administrando o município, os números mostram que 72,6% dos eleitores estão aprovando o governo do prefeito Tom Silva. A Desaprovação é de 24,2%. Outros 3,2% não se manifestaram.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 82,0% dos eleitores de ALENQUER aprovam o governo de Helder; enquanto 12,5% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 54,8% dos eleitores de ALENQUER. A desaprovação é de 39,5%.

ANÁLISE:

Nesta primeira pesquisa oficial, registrada no T.R.E, mostra o cenário eleitoral do município de Alenquer. O atual prefeito, Tom Silva, que busca a reeleição, sai na frente dos demais competidores. Tem uma vantagem considerável do segundo colocado, o ex-prefeito, Dr. Farias. Os demais competidores aparecem com índices baixos de intenção de voto, mostrando uma tendência de polarização entre o atual prefeito, Tom, e o ex-prefeito, Dr. Farias. Ao se analisar do ponto de vista da intenção de voto com a rejeição, verifica-se o seguinte: Ao subtrair a intenção de voto de Tom Silva com a rejeição, o atual prefeito obtem um saldo positivo de 26,6 pontos; por sua vez, o ex-prefeito, ao fazermos a mesma operação, fica com um saldo positivo de 6,5 pontos. Isso significa que o pontencial de crescimento é bem maior de Tom. Já de Dr. Farias o seu crescimento vai ser pequeno. Vamos aguardar os próximos movimentos desse cenário eleitoral. Vamos acompanhar passo-a-passo.

  DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa



FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-01828/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em ALENQUER-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 07 a 10 de Março de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page