top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

TENDÊNCIA DE POLARIZAÇÃO ENTRE AURÉLIO GOIANO E RAFAEL RIBEIRO EM PARAUAPEBAS

DOXA publica sua segunda pesquisa oficial registrada no T.R.E no município de PARAUAPEBAS, capital do minério, localizada na região sudeste paraense. A pesquisa mostra uma tendência de polarização entre dois vereadores, Aurélio Goiano (AVANTE) e o presidente da Câmara, Rafael Ribeiro (UNIÃO BRASIL). Goiano aparece com 37,6% de intenções de voto. Em segundo lugar vem outro vereador, Rafael Ribeiro (UB) com 24,2%. A pesquisa também avaliou o governo do prefeito Darci Lermen, do governador Helder Barbalho e do presidente Lula.  

Pesquisa DOXA está registrada no T.R.E sob o nº PA-00785/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 3.6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Doxa realizou a pesquisa entre os dias 19 a 23 de junho de 2024 com uma amostra de 744 entrevistas.


ESPONTÂNEA: AINDA É ALTO O NÚMERO DE INDECISOS

Na questão espontânea em que não são apresentados os nomes de pré-candidatos, a pesquisa identificou que os votos flutuantes chegam a 69,8% (somatória dos brancos, nulos e indecisos). Em primeiro lugar vem o atual vereador, Aurélio Goiano (AVANTE), que aparece com 16,3% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o vereador Rafael Ribeiro (UB) com 10,2%. Dr. Felipe (PL) vem com 1,9%; O deputado Federal Keniston Braga (MDB) aparece com 1,5% das intenções de voto. O deputado estadual Braz vem com 0,1%. Com o mesmo índice aparecem Darci e Kaio Miranda. 

ESTIMULADA: 13,4 PONTOS SEPARAM AURÉLIO GOIANO DE RAFAEL RIBEIRO

Quando se estimulam os nomes dos pré-candidatos ao eleitor, o vereador Aurélio Goiano (AVANTE) vai para 37,6% das intenções de voto. O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ribeiro (UB) alcança 24,2%. O Dr. Felipe (PL) vem com 5,8%; O deputado federal, Keniston Braga (MDB) aparece com 3,2%. Hipólito H2 (PODE) vem com 4,2%. Graziele Ribeiro (PSD), 0,8% e Maura Paulino (PRD) fica com apenas 0,4%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 23,8%.



REJEIÇÃO: BAIXA REJEIÇÃO DOS PRÉ-CANDIDATOS

Quando se trata de rejeição, a pesquisa mostra que todos os pré-candidatos atingiram baixa rejeição, uma vez que 46,8% disseram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e outros 19,1% não se manifestaram. As maiores citações foram para o vereador Aurélio Goiano (AVANTE) com 12,8%; depois vem o vereador Rafael Ribeiro (UB) com 10,5%; Keniston Braga (MDB) obteve rejeição de 6,0%. Graziele (PSD) apareceu com rejeição de 1,7%. Dr. Felipe vem com rejeição de 1,2%. Hipólito H2 tem rejeição de 1,1% e Maura Paulino aparece com rejeição de 0,8%.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DARCI

Agora, quando se trata da aprovação/desaprovação da forma como o prefeito DARCI LERMEN vem administrando o município, 64,1% dos eleitores de Parauapebas estão desaprovando seu governo; enquanto 24,0% aprovam a maneira do prefeito governar. Outros 11,9% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER

O governador Helder Barbalho está com uma aprovação de 49,6% em PARAUAPEBAS; enquanto sua desaprovação é de apenas 31,0%. Outros 19,4% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Quando se trata da aprovação ou desaprovação do governo do presidente Lula no município de PARAUAPEBAS, 44,5% dos eleitores do município estão aprovando seu governo; enquanto 42,5% desaprovam.

ANÁLISE

Essa segunda pesquisa registrada da Doxa no município de PARAUAPEBAS mostra um cenário de bastante competitividade entre dois principais competidores: dois vereadores, Aurélio Goiano (Avante) e Rafael Ribeiro (UB). Pelo que se percebe nos dados da pesquisa, já há uma tendência de polarização entre esses dois vereadores. Verificando a primeira pesquisa, fevereiro de 2024, Goiano estava bem a frente de Rafael; já nesta pesquisa, identifica-se uma estagnação de Aurélio Goiano e um crescimento de Rafael, estando a diferença entre os dois de um pouco mais de 13 pontos. Goiano encarna a oposição à Darci que não vai disputar, tendo em vista ter sido reeleito em 2020. Hoje, ele busca fazer seu sucessor, o atual vereador e presidente da Câmara Rafael do União Brasil. O vereador Aurélio Goiano se destacou como o principal opositor à gestão de Darci, garantindo-lhe maior visibilidade frente ao eleitor de Parauapebas, uma vez que a gestão de Darci está com uma desaprovação alta, o que vem favorecer Aurélio. O vereador Rafael, como mostra a pesquisa Doxa, se posiciona como o melhor nome para enfrentar ao atual líder nas pesquisas, Aurélio Goiano. Ainda temos mais de três meses para as eleições, muitas águas ainda irão passar por debaixo dessa ponte eleitoral de Parauapebas. Muitas decisões ainda serão tomadas que podem interferir no processo eleitoral na capital do minério.

 

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da DOXA

 

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o Nº PA-00785/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010


DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em PARAUAPEBAS-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 3.6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 744 entrevistas

Período: 19 a 23 de junho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

1.310 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page