top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

THIAGO PIMENTEL MANTÉM A LIDERANÇA COM LARGA VANTAGEM DO SEGUNDO COLOCADO

Na segunda pesquisa oficial registrada no T.R.E de SANTARÉM NOVO, município da região nordeste paraense, mostra o atual prefeito, Thiago Pimentel (MDB), com larga vantagem de seu adversário, Zedequias (PSD). Thiago está com 61,9% dos votos válidos; enquanto seu adversário, Zedequias, aparece com 38,1%. Além disso, a aprovação do governo de Thiago alcança o patamar de 62,0%.

Pesquisa DOXA está registrada no T.R.E sob o nº PA-09758/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 4.8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa foi realizada no período de 19 a 23 de junho de 2024. A amostra foi de 400 entrevistas.

 

ESPONTÂNEA: THIAGO JÁ APARECE COM MAIS DE 43% NA FRENTE

Na questão espontânea em que não são apresentados os nomes de pré-candidatos, o atual prefeito, Thiago Pimentel (MDB), aparece na frente com 43,7% das intenções de voto. Zedequias (PSD) ficou com 19,3%. Os indecisos e aqueles que pretendem anular o voto ou votar em branco somam 37,0%.

ESTIMULADA: THIAGO PIMENTEL ESTÁ 20,1 PONTOS NA FRENTE DE ZEDEQUIAS

Os números desta segunda pesquisa da DOXA mostram uma consolidação das intenções de voto de Thiago Pimentel, que vai defender seu mandato no próximo dia seis de outubro. Ele aparece com 52,2% das intenções de voto. Seu opositor Zedequias (PSD) vem com 32,1%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 15,7%.

VOTOS VÁLIDOS:

Em se tratando de Votos Válidos, isto é, retirando nulos brancos e indecisos, o resultado mostra Thiago Pimentel com larga vantagem sobre Zedequias. Thiago fica com 61,9% e Zedequias, 38,1%.



REJEIÇÃO: ZEDEQUIAS APARECE MAIS REJEITADO

Quando se trata de rejeição, Zedequias aparece como o mais rejeitado na pesquisa com 32,7% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Depois vem Thiago Pimentel com 26,2% de rejeição. 37,8% não rejeitam nenhum e 3,3% não se manifestaram.

EXPECTATIVA DE VITÓRIA:

Quando se trata da expectativa de vitória, isto é, “quem você acha que vai ganhar essa eleição?”, 55,3% afirmam que Thiago Pimentel será o vitorioso; por outro lado 25,3% dizem que será Zedequias. Outros 19,4% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO THIAGO

Agora, quando se trata da aprovação/desaprovação da forma como o prefeito Thiago Pimentel vem administrando o município, 62,0% estão aprovando seu governo; enquanto 33,0% desaprovam a maneira do prefeito governar. Outros 4,7% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER

O governador Helder Barbalho está com uma aprovação de 89,7% em Santarém Novo; enquanto sua desaprovação é de apenas 4,7%. Outros 5,7% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Quando se trata da aprovação ou desaprovação do governo do presidente Lula no município de Santarém Novo, 75,0% dos eleitores do município estão aprovando seu governo; enquanto 20,3% desaprovam.

ANÁLISE

Essa segunda pesquisa registrada e publicada da Doxa no município de SANTARÉM NOVO mostra um cenário muito favorável ao atual prefeito que busca sua reeleição. Apenas dois pré-candidatos disputam o pleito: o atual prefeito, Thiago Pimentel (MDB) e Zedequias (PSD). Essa situação polarizada tende a maior potencial ao atual prefeito, tendo em vista que Thiago está com uma avaliação de seu governo bastante favorável. Isso corrobora com o seu bom desempenho eleitoral. Portanto, faltando um pouco mais de três meses paras eleições de seis de outubro, Thiago tem apenas que “administrar” esse potencial até o dia da eleição quando o eleitor de SANTARÉM NOVO vai confirmar o que a pesquisa está retratando. Thiago caminha seguro por uma estrada bem plainada rumo a mais quatro anos de mandato.

 

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da DOXA

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o NºPA-09758/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em SANTARÉM NOVO-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 19 a 23 de Junho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

569 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page