NOVA IPIXUNA município da região Sudeste Paraense, cidade com mais de 11 mil eleitores, foi visitado pelos pesquisadores da Doxa para ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 400 eleitores no período de 18 a 22 de dezembro de 2023 tanto da zona urbana quanto da Rural. Nesse município a atual prefeita, DRA. GRAÇA já está em seu segundo mandato, portanto vai indicar seu candidato. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho da prefeita, do governador e do presidente da República.
AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO DRA. GRAÇA
Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo da prefeita DRA. GRAÇA?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 35,2% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a apenas 35,4% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 27,7%.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DRA. GRAÇA
Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como a prefeita DRA. GRAÇA vem governando o município, os números mostram que 48,7% aprovam o seu governo; enquanto 40,9% desaprovam. Outros 10,4% não se manifestaram.
SÉRIE HISTÓRICA DE APROVAÇÃO / DESAPROVAÇÃO DA PREFEITA
Na série histórica, em abril a aprovação do governo da Dra. Graça era 56,9% e a Desaprovação chegava a 39,1%. Já em junho a aprovação dela caiu para 46,7%; e a Desaprovação subiu para 44,3%. Agora em dezembro, a aprovação foi para 48,7% e a Desaprovação ficou em 40,9%.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA
Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 67,4% dos eleitores de NOVA IPIXUNA aprovam o governo de Helder; enquanto 20,5% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 51,9% dos eleitores de NOVA IPIXUNA. A sua desaprovação é de 39,0%. Outros 9,1% não se manifestaram.
ELEITORAL:
NA QUESTÃO ESPONTÂNEA FILHO FICA NA FRENTE
Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral ainda aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos) somam 57,6%. Quanto aos nomes citados, o pre-candidato Vereador Filho vem em primeiro lugar com 23,5%; depois aparece Ewerton com 11,0%. Dra. Graça 2,7%; Neide, 2,3%; Alvarenga e Zezão, ambos obtiveram 1,1%; Carlinhos do Mário, 0,4% e Regis, também, 0,4%.
NA ESTIMULADA FILHO ESTÁ 21,2 PONTOS A FRENTE DO SEGUNDO COLOCADO
Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, o vereador Filho vai para 42,8%. O segundo colocado é Everton que aparece com 21,6%. Neide vem em terceiro lugar com 6,4%; e Carlinhos do Mário aparece com apenas 1,1%. Os votos flutuantes somam 27,7%.
SÉRIE HISTÓRICA DOS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO
Na série histórica, vamos avaliar o desempenho apenas dos dois candidatos que estão com tendência de polarização. Em abril o vereador Filho começava sua trajetória com 26,6%. Em junho, ele subiu para 36,0%. Agora, fechando o ano com 42,8%. Everton começou sua trajetória com 4,0%, em abril; em junho foi para 6,0%. Agora pulou para 21,6%.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE NOVA IPIXUNA
Quando se trata de rejeição, Carlinhos do Mário aparece como o mais rejeitado, 21,2%. O vereador Filho é o segundo mais rejeitado com 13,6% de citações. Everton é o terceiro mais rejeitado com 11,4% das citações. Neide está com rejeição de 9,5%. Outros 18,9% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos e 25,4% não se manifestaram.
ANÁLISE:
Essa terceira pesquisa realizada pelo Instituto DOXA mostra uma tendência de polarização entre o candidato Everton, apoiado pela atual prefeita, Dra. Graça e o vereador Filho. De acordo com a série histórica das três pesquisas realizadas este ano no município, os dois candidatos tiveram uma performance segura de crescimento. O vereador Filho foi o que mais cresceu, estando, hoje, com mais de 21 pontos a frente do candidato apoiado pela máquina, Everton. O pré-candidato apoiado pela Dra. Graça deu um salto interessante a segunda para a terceira pesquisa. Ele vai carregar em suas costas o desgaste do governo da Dra. Graça que está com uma desaprovação de 40,9%, índice que pode deixar seu candidato caminhando devagar. No entanto, os dois concluiram o ano com bom potencial de voto. Agora, 2024, ano da eleição, vamos acompanhar as estratégias para sustentação de quem está na frente; e de quem precisa crescer ainda mais.
DORNÉLIO SILVA - Cientista Político da Doxa
תגובות