top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

VEREADOR JK DO POVÃO SAI NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL EM SANTARÉM

O instituto DOXA publica sua primeira pesquisa registrada de SANTARÉM, município da região do Baixo Amazonas, oeste paraense, terceira maior cidade do estado do Pará. O objetivo foi ouvir a opinião dos eleitores sobre o cenário político municipal. Foram entrevistados 621 eleitores no período de 10 a 14 de março de 2024, tanto na zona urbana quanto na rural. A pesquisa está registrada no T.R.E sob nº nº  PA-06604/2024. A margem de erro é de 4.0 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado encontrado na pesquisa.

Nesse município o atual prefeito, NÉLIO AGUIAR, vai indicar seu sucessor. Ele já foi reeleito em 2020. Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador e do presidente da República.


NA QUESTÃO ESPONTÂNEA JK DO POVÃO FICA NA FRENTE

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram, ainda, um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos), aparecem com índice alto, 77,3%. Quanto aos nomes citados, o vereador JK do Povão (PL), aparece na frente com 9,8%. O segundo colocado é a deputada estadual Maria do Carmo (PT), que vem com 6,1%. José Maria Tapajós é o terceiro colocado, aparecendo com 2,3%. Nélio Aguiar (que não pode mais ser candidato), vem com 1,8%. William Souza, 0,5%; Henderson Pinto, 0,2%; João Massamix, 0,2% e prof. Hugo Diniz, 0,2%.


NA ESTIMULADA JK SE DISTANCIA 9,5 PONTOS DE MARIA

Na questão estimulada, em que se apresentam os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, o vereador JK do Povão (PL), vai para 34,7%. O segundo colocado é a deputada estadual, Maria do Carmo (PT), que alcançou 25,2%. José Maria Tapajós (MDB) é o terceiro colocado vindo com 18,4%. João da Massamix (PODE) obteve 3,0%. Prof. Márcio Pinto (PSOL) aparece com 2,0%. Prof. Prof. Hugo Diniz(PSDB) vem com 1,4% e João Coragem aparece em último lugar com 1,1%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 13,8%.


DOXA TESTOU CENÁRIO SEM MARIA DO CARMO

DOXA testou um cenário sem a deputada Maria do Carmo na disputa. O resultado mostra crescimento de JK do Povão que vai para 40,2%. O segundo colocado, José Maria Tapajós, ficou com 21,5%. Os votos flutuantes sobem para 26,5%. Prof. Márcio Pinto ficou com 4,5%; João da Massamix, 4,0%; prof. Hugo Diniz e João Coragem ficaram com 1,7%, cada.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE SANTARÉM

Quando se trata de rejeição, a deputada Maria do Carmo, aparece com rejeição de 27,0%. José Maria Tapajós é o segundo mais rejeitado, aparecendo com 12,5% de citações. JK do Povão é rejeitado por 8,2% dos eleitores de Santarém. João da Massamix é rejeitado por 4,5%; Prof. Márcio Pinto vem com rejeição de 4,1%; João Coragem, 3,2% e prof. Hugo Diniz, 2,5%. Outros 29,5% não rejeitam nenhum dos candidatos.


ANÁLISE:

Nesta primeira pesquisa oficial, registrada no T.R.E, mostra o cenário eleitoral do município de SANTARÉM. O atual vereador JK do povão aparece como favorito nesta disputa que está posta entre três principais competidores: o pré-candidato JK do Povão que representa a direita santarena; a deputada estadual do PT, Maria do Carmo, da base do governador e o candidato apoiado por Helder e pelo atual prefeito, José Maria Tapajós. Nesse primeiro cenário mostra uma tendência de crescimento da direita configurada no pré-candidato JK. Maria do Carmo vinha liderando pesquisas em 2023, agora perde a liderança para JK. Por outro lado, José Maria Tapajós, apoiado pelas máquinas municipal e estadual, ainda patina no terceiro lugar, mas fica a 6,8 pontos de de distancia de Maria do Carmo. Isso mostra que a disputa em Santarém vai ser bastante acirrada.

 DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-06604/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em SANTARÉM-Pa

Contratante: JC Chaves Carneiro/Blog do Jeso

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 621 entrevistas

Período: 10 a 14 de Março de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião


 

806 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page