top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ZÉ FILHO E PATRÍCIA CONTINUAM NA FRENTE EM RURÓPOLIS. CANDIDATO DE TAKÁ É O MAIS REJEITADO

DOXA apresenta sua segunda rodada de pesquisa realizada no município de Rurópolis, visando às eleições de 2024. Nesta rodada, a pesquisa aponta queda do pré-candidato Zé Filho de 36,7% (pesquisa de abril) para 32,5% (pesquisa junho); e uma subida da pré-candidata, Patrícia Cavichioli que em abril tinha 19,8% e, agora, chega a 22,5%. A pesquisa mostra, também, o desempenho do pré-candidato, Canela, indicado pelo prefeito Taká, que continua sendo o mais rejeitado.

A pesquisa foi realizada no período de 15 a 18 de junho/2023 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 3.5% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.


AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO TAKÁ

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Taká?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 49,6% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 9,4% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 37,8%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO TAKÁ

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Taká governar, DOXA mostra que 56% dos eleitores de Rurópolis estão aprovando a maneira do prefeito governar; enquanto 41% estão desaprovando o governo de Taká. E 3% não avaliaram.


ESPONTÂNEA ELEITORAL: MAIS DE 68% DE VOTOS FLUTUANTES

A pesquisa avaliou alguns nomes de políticos que ensaiam saírem candidatos a prefeito de RURÓPOLIS. Primeiramente, na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que é muito grande, ainda, o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 68,8%. Zé Filho aparece em primeiro lugar com 18,8%; Patrícia Cavichiolli vem em segundo lugar com 7,9%; Anderson do Posto está com 2,4%; Canela vem com 2,1%;


ESPONTÂNEA


ESTIMULADA ELEITORAL: 10 PONTOS SEPARAM ZÉ FILHO DE PATRÍCIA

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de RURÓPOLIS, Zé Filho vai para 32,5%. A segunda colocada é Patrícia Cavichiolli que aparece com 22,5%, obtendo uma diferença de apenas 10 pontos percentuais; Anderson do Posto vem com 7,5%. Canela aparece com apenas 5,4%; e em último lugar vem Adailton Capixaba com 0,6%. Mesmo estimulando os possíveis nomes, o índice de eleitores flutuantes ainda permanece alto: 31,5%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE RURÓPOLIS

Quando se trata de rejeição, Canela é o mais rejeitado, aparecendo com 28,7% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Adailton Capixaba é o segundo mais rejeitado com 10,2%, seguido por Anderson do Posto com 9,1%. Depois vem Patrícia Cavichioli com 7,3% e Zé Filho aparece como o menos rejeitado com 5,6%.




ANÁLISE

Nesta segunda fotografia do cenário político de Rurópolis, visando às eleições de 2024, já observamos algumas mudanças em relação ao desempenho dos principais pré-candidatos. Zé Filho, que já disputou a eleição passada (2020) e perdeu para o atual prefeito, Taká, aparecia na pesquisa de abril com índice alto, superando todos os demais candidatos. Zé Filho, àquela altura, estava jogando só, sem nenhum jogador competitivo que pudesse lhe enfrentar. No entanto, agora, outros competidores começam a entrar no jogo, fazendo com que os eleitores percebam que Zé Filho não está só, que existem outras opções nesse cardápio eleitoral. Assim, com pouca consistência eleitoral, alguns eleitores já começam a se desgarrar de Zé Filho, buscando outros competidores que possam atender a seus gostos e simpatias eleitorais. Apesar de Taká continuar bem avaliado pelos eleitores, o seu pré-candidato, Canela, não deslancha, continua patinando no início dessa corrida. O jogo já começou, a bola já está rolando. Os jogadores bem treinados sempre têm a possibilidade de saírem melhor na disputa.

DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa.

697 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page