• Equipe Doxa

Segunda Pesquisa Doxa registrada: Helder e Márcio Miranda saem na frente na corrida eleitoral


A segunda pesquisa eleitoral do Instituto DOXA, realizada em todas as regiões do Estado do Pará, entrevisotu 1.896 eleitores, entre os dias 13 a 17 deste mês.

Na questão espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Helder Barbalho (MDB) aparece em primeiro lugar com 23,6% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda (DEM) com 11,9,%. O senador Paulo Rocha (PT) é o terceiro colocado com 8,7% das intenções de voto. Cleber Rabelo (PSTU) está com 1,5% e Fernando Carneiro (PSOL) está com 0,8%. Outros nomes somam 4,0%. Chama a atenção o alto índice de votos flutuantes, isto é, eleitores que estão indecisos ou que pretendem votar em branco ou anular o voto. Esse percentual é de 49,6%. Percebe-se, aqui, que o campo está aberto na corrida eleitoral. Destacamos, aqui, que votos flutuantes são os eleitores indecisos, e os que pretendem anular ou votar em branco.

Quando se estimula, isto é, apresentamos os nomes dos candidatos, Helder Barbalho (MDB) vai para 38,7% das intenções de voto. Márcio Miranda (DEM) permanece em segundo lugar com 20,4%. O senador Paulo Rocha (PT) continua em terceiro lugar com 12,1% das intenções de voto. Cleber Rabelo (PSTU) vai para 3,7% e Fernando Carneiro (PSOL) fica com 3,1%. Os votos flutuantes, quando estimulados os nomes de candidatos ficam com 22%.

Em se tratando de rejeição, Helder Barbalho (MDB) aparece como o mais rejeitado pelos eleitores, somando 22%. O senador Paulo Rocha (PT) acompanha Helder e aparece como o segundo mais rejeitado, aparecendo com 21%. Márcio Miranda (DEM) tem 12,8% e Fernando Carneiro (PSOL) 11,2% de rejeição. O menos rejeitado entre os cinco candidatos é Cleber Rabelo(PSTU), com 10,6%.

Na intenção de voto para Presidente temos apenas duas disputas, de um lado o ex-presidente Lula com 39,5% dos votos, seguido do Jair Bolsonaro com 26,5%. Ciro Gomes com 6,8% e Marina com 5,7% estão bem atrás dos dois primeiros, e Alckimin com 2,8%.

Quando se fala em rejeição, Bolsonaro lidera o topo da lista com 27,3% seguido de Lula com 20,6%, depois seguem Alckimin, Ciro e Marina.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Pará

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº PA-03208/2018

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período: 13/08/2018 A 17/08/2018

Local: Estado do Pará - Mesorregiões

Amostra: Foram entrevistados 1.896 eleitores.

Contratante: GRAVASOM COMERCIAL FONOGRAFICA E PUBLICIDADE LTDA / GRAVASOM

Estatístico Responsável: Luiz Carlos Feitosa CONRE 9477

#Eleições2018 #PesquisaEstadual

0 visualização

© 2016 criado por "Doxa Comunicação Integrada"

Visite nossa página no Facebook

Blog da Doxa Pesquisa, opiniões em relação a pesquisas eleitorais e de mercado, divulgação de resultados e notícias sobre a política local e nacional.