top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2024 ÓBIDOS:62% DA POPULAÇÃO DE ÓBIDOS APROVA GOVERNO DE JAIME SILVA.

DOXA esteve recentemente, levantando a opinião dos eleitores da cidade e da zona rural. Procurou avaliar o trabalho que o prefeito Jaime Silva vem desenvolvendo no município. Além da avaliação, DOXA identificou a percepção dos eleitores das obras e realizações feitas por Jaime. A pesquisa vai mostrar o quadro político-eleitoral, visando as eleições de 2024, bem como avalia o desempenho do governo de Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa foi realizada no período de 15 a 17 de março de 2023 nas zonas urbana e rural com uma amostra de 450 entrevistas.

AVALIAÇÃO CONCEITUAL GOVERNO JAIME SILVA

Doxa perguntou “qual a avaliação que você faz do governo do prefeito Jaime Silva?”. O resultado mostra uma avaliação positiva de 45,3% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 18,2% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular ficou em 35,6%.


SÉRIE HISTÓRICA DA APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO JAIME

Quando se trata de saber se o eleitor aprova ou desaprova a forma de Jaime Governar, DOXA mostra a série histórica das pesquisas realizadas no município. Os números mostram um equilíbrio na linha da aprovação e da desaprovação. Em setembro de 2022 percebe-se uma maior oscilação pra cima na aprovação do governo Jaime, chegando ao índice de 68% e a desaprovação, 25%. Hoje, Jaime está com uma aprovação de 62% e desaprovação de 30%.


PRINCIPAIS OBRAS DO GOVERNO JAIME SILVA

DOXA procurou saber quais as principais obras do governo de Jaime Silva. “Praça da Orla/Orla” foi a principal obra lembrada pelos eleitores, citada por 26,9%. O “asfalto/pavimentação/calçamento” citado por 20,0% é a segunda maior obra lembrada pelos eleitores. Depois aparecem “ajeitando algumas ruas”, 5,8%; “Escolas/reformas de escolas”, 2,4%; “Iluminação pública”, 1,8%; e “posto de saúde”, 1,6%. Os demais podem ser lidos no gráfico abaixo:


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 86,0% dos obidenses estão aprovando o governo de Helder; enquanto 8,4% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 58,8% dos eleitores de Óbidos. A sua desaprovação é de 26,0%.

HELDER

LULA

APROVA

86,0

58,8

DESAPROVA

8,4

26,0

NS/SR

5,5

15,3



ELEITORAL: JAIME LARGA NA FRENTE NA SUA REELEIÇÃO

A pesquisa avaliou vários nomes de políticos que ensaiam serem candidatos a prefeito de Óbidos. Primeiramente, na questão espontânea, a pesquisa mostra que é muito grande, ainda, o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 70,7%. Quem mais se destaca é o atual prefeito, Jaime Silva com 18,9%; depois vem Rosinaldo Cardoso com 2,9%. Chico Alfaia, 1,8%; Jalico Aquino, 1,8%; Siqueira Fonseca, 1,6%.

ESPONTÂNEA


ESTIMULADA:

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de Óbidos, Jaime Silva vai para 40,5%. O segundo colocado é Rosinaldo Cardoso que aparece com 8,8%; Chico Alfaia vem logo em seguida com 7,8%. Vereador Jalico tem 6,4%. Renata Fonseca ficou com 3,2%; Nael com 1,8%; Rose Barros, 1,1% e Carlea Baraúna, 0,4%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ÓBIDOS

Quando se trata de rejeição, o ex-prefeito, Chico Alfaia, é o mais rejeitado, aparecendo com 16,3% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. O atual prefeito, Jaime, vem com 15,2% de rejeição. Jalico é rejeitado por 7,9%; Rosinaldo é rejeitado por 6,9%; Rose Barros, 6,4%; Nael tem rejeição de 5,8%; Renata Fonseca, 3,3% e Carlea Baraúna é a que tem menos rejeição, 2,7%.


PERCEPÇÃO DE MUDANÇA EM ÓBIDOS

DOXA procurou identificar se os eleitores percebem mudanças realizadas no municípo de Óbidos. Para 51,3% há a percepção de mudança. Apenas 16,2% não veem mudanças. Outros 29,9% dizem que Óbidos está a mesma situação de antes.


186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page