ELEIÇÕES 2026:DISPUTA ACIRRADA PARA DEPUTADOS ESTADUAIS NA REGIÃO METROPOLITANA
- Equipe Doxa

- 18 de out.
- 3 min de leitura
METROPOLITANA
Pouco menos de um ano para as eleições de 2026, Doxa foi a campo na região Metropolitana de Belém para avaliar o desempenho dos atuais deputados estaduais e federais. Nesta pesquisa Doxa avaliou novos nomes de candidatos que estão pleiteando chegar à Alepa. Foram testados 18 nomes novos que tem como base a região Metropolitana.
Na eleição passada (2022) a Alepa foi renovada em 44%, isto é, entraram 18 novos deputados. No próximo ano, 2026, a grande maioria vai tentar a reeleição, apenas quatro deputados vão tentar alçar novos voos. Doxa fez a seguinte pergunta: “Dos ATUAIS deputados estaduais, em quem você votaria para voltar à Assembleia Legislativa?”
No Top 10 ficaram os seguintes deputados: 1º Zeca Pirão (MDB), 2º Dr. Wanderlan (MDB), 3º Ana Cunha (PSDB), 4º Thiago Araújo (REPU), 5° Coronel Neil (PL), 6º Erick Monteiro (PSDB), 7º Rogério Barra (OL), 8º Iran Lima (MDB), 9º Ronie Silva (MDB) e 10º Lívia Duarte (PSOL). A posição dos demais deputados podem ser vistos na tabela abaixo:
A pesquisa foi realizada no período de 13 a 18 de outubro em cinco municípios da região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Barcarena) com uma amostra 4.000 entrevistas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Fonte: Pesquisa Doxa
NOVOS NOMES NA DISPUTA PARA DEPUTADO ESTADUAL
Doxa testou 18 novos nomes de pré-candidatos a deputado estadual que tem base na Metropolitana. Elcione Barbalho (atual deputada federal) agora vem disputar uma vaga para a Assembleia Legislativa ficou em primeiro lugar com percentual de 8,59%. O radialista Jeferson Lima apareceu em segundo lugar com 7,09%. O vereador de Belém, Neném Albuquerque, é o terceiro colocado, aparecendo com 4,79%. Outro vereador que busca uma cadeira na Alepa, João Coelho, apareceu com 3,52%. A vereadora do PSOL, Marinor Brito, ocupou a quinta posição na pesquisa Doxa. Os demais nomes podem ser vistos na tabela abaixo:





Comentários