top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÕES 2022 PARÁ:MANOEL PIONEIRO LIDERA AS INTENÇÕES DE VOTO PARA O SENADO.

DOXA divulga sua segunda pesquisa registrada de intenção de voto para o Governo do Estado do Pará, Senado e Presidente da República. Nesta eleição a disputa está competitiva para a única vaga ao senado. O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) lidera com 14,9% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-senador, Mário Couto (PL) com 10,4%. Depois aparecem tecnicamente empatados o ex-senador Flexa Ribeiro (PP) com 8,8% e o atual deputado federal Beto Faro (PT) com 8,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 57,7%.

A pesquisa foi registrada no TRE-PA sob o nº PA-00475/2022 e foi realizada no período de 26 a 30 de julho de 2022 com 2.000 eleitores, entrevistados nas seis mesorregiões do estado do Pará: Metropolitana, Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Baixo Amazonas e Marajó.

O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro estimada de 2,25% para mais ou para menos.


PIONEIRO LIDERA PARA O SENADO DA REPÚBLICA

O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, larga na frente na segunda pesquisa Doxa. Ele aparece com 14,9% das intenções de voto; depois vem o ex-senador Mário Couto com 10,4%. O também ex-senador, Flexa Ribeiro, e o deputado federal, Beto Faro, aparecem, tecnicamente, empatados no terceiro lugar, 8,8% para Flexa e 8,2% para Beto Faro.

Os votos flutuantes, isto é, os que pretendem anular o voto ou estão indecisos, somam 57,7%.


62,6% NÃO SABEM EM QUEM VOTAR PARA GOVERNADOR DO ESTADO

Quando se faz de forma espontânea, isto é, sem apresentar os nomes dos candidatos a governador, a pesquisa identificou que 62,6% dos entrevistados não sabem em quem votar ou preferem anular o voto.


Helder Barbalho (MDB) foi citado por 33,7% das intenções de voto; Zequinha Marinho (PL) vem com 2,3%; Major Marcony, 0,7%. Os demais aparecem com índices abaixo de 0,7%.


HELDER LIDERA PESQUISA PARA GOVERNO DO ESTADO

Quando se estimula, isto é, apresentamos os nomes aos entrevistados, o atual governador, Helder Barbalho, aparece com 64,4% das intenções de voto. O atual senador Zequinha Marinho vem com 5,9%; Major Marcony, 2,8%; Professora Shirley Alves, 1,8%; Cleber Rabelo, 1,1% e Prof. Adolfo, 0,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 23,7%.


49,7% DOS PARAENSES AINDA NÃO SABEM EM QUEM VOTAR PARA PRESIDENTE

Quando se faz de forma espontânea, isto é, sem apresentar os nomes dos candidatos a presidência da República, a pesquisa identificou que 49,7% dos entrevistados não sabem em quem votar ou preferem anular o voto.


Lula (PT) foi citado por 26,0% das intenções de voto contra 22,5% de Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) aparece com apenas 1,0%; André Janones, 0,3%; Simone Tebet, 0,2%; Marina, 0,1%.


LULA ESTÁ 13 PONTOS NA FRENTE DE BOLSONARO NO PARÁ


Quando se estimula, isto é, apresentamos os nomes dos candidatos ao eleitor, Lula pula para 45,5%; Bolsonaro vem depois com 32,5%. Ciro Gomes tem apenas 2,7%; Simone Tebet, 1,2%. Os demais não somam 1% cada. 15,7% não sabem ou pretendem anular o voto.


AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE HELDER BARBALHO


O governador Helder Barbalho é avaliado positivamente por 60,7% dos paraenses. Já a sua avaliação negativa chega a 11,5%. A avaliação regular é de 27,7%.


APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO GOVERNO DE HELDER BARBALHO


Quando se pede para o entrevistado aprovar ou reprovar o governo de Helder, a aprovação chega a 72,9%; enquanto a reprovação a 18,7%.


AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE BOLSONARO


O governo do presidente Jair Bolsonaro é avaliado positivamente por 32,8% dos paraenses; enquanto sua avaliação negativa chega ao patamar de 44,9%.


APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO DO GOVERNO DE BOLSONARO


Quando se pede para o entrevistado aprovar ou reprovar o governo de Bolsonaro, 52,3% reprovam o governo; enquanto outros 38,5% aprovam.


OBRA / SERVIÇO DO GOVERNADOR HELDER BARBALHO


77,8% dos paraenses não sabem dizer alguma obra que o governo Helder fez no Pará. Aparecem obras pulverizadas como hospitais, pontes, escolas, orla, usinas da paz, etc.


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Pará

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-00475/2022

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período: 26 a 30 de julho de 2022

Local: Estado do Pará

Amostra: Foram entrevistados 2.000 eleitores.

Estatístico Responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE: 8010

213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page