top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

MAIS DE 76% DA POPULAÇÃO DE BELÉM DESAPROVA O GOVERNO DE EDMILSON RODRIGUES

Primeira pesquisa Doxa de 2023 em, Belém, revela a opinião da população do município sobre a gestão administrativa do trabalho realizado pelo prefeito Edmilson nesse seu terceiro mandato. A pesquisa mostra uma avaliação bastante negativa, chegando ao índice de 76,8% de desaprovação. Ao analisarmos do ponto de vista conceitual, a avaliação Boa e a Excelente somam 15,1%; enquanto a avaliação Péssima e Ruim 56,4% e o Regular se situa em 26,0%. Para sabermos pra onde caminha esse Regular, perguntamos se o eleitor Aprova ou Desaprova a forma que Edmilson vem governando Belém. O resultado mostra uma desaprovação de 76,8% e a Aprovação de 19,2%. Verifica-se ai que a tendência do Regular foi para a desaprovação.

A pesquisa foi realizada no período de 20 a 23 de janeiro de 2023. Foram entrevistados 650 eleitores do município em todos os oito distritos de Belém. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado geral da pesquisa. Além da avaliação de governo, a pesquisa aferiu a opinião dos eleitores sobre outros temas como principais problemas, indicação das principais obras realizadas por Edmilson, além de identificar a percepção de mudança no município, a pesquisa, também, apontou os gestores que mais trabalharam pela capital paraense.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO EDMILSON


PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS PELO PREFEITO

Na pesquisa buscou-se aferir se os eleitores identificavam as principais obras que o prefeito Edmilson vem realizando no município. Os números mostram um governo sem “MARCA”, isto é, sem uma identidade que possa ter as digitais de um governo de esquerda, psolista: os resultados mostram que 38,0% não sabem o que Edmilson está fazendo; enquanto 53,6% foram categóricos em afirmar que o prefeito não fez Nenhuma obra. O que aparece, mas com índice baixíssimo é “asfalto/pavimentação” com apenas 1,5% de citações; depois vem “praças” com 1,1%.


OS MAIORES PROBLEMAS DE BELÉM

A pesquisa identificou o tamanho dos principais problemas que Belém está enfrentando. Os cinco maiores gargalos de Belém são: em primeiro lugar aparece “Sujeira/falta de limpeza pública de vias, canais, bueiros”, que foi citado por 21,3% dos belenenses. O segundo maior problema é a “má administração do prefeito”, aparecendo com 15,1%; logo em seguida com 14,8% é a questão da “saúde pública precária”. A “violência/Insegurança” é o quarto maior problema de Belém, vindo com 12,7%; e “Falta de saneamento básico/esgotamento” aparece como o quinto maior problema de Belém, citado por 9,1% dos eleitores.


ATUAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO EM BELÉM

A pesquisa avaliou a percepção da população em relação ao trabalho que o governador Helder Barbalho vem realizando em Belém. Primeiramente, a Doxa avaliou o governo de Helder do ponto de vista conceitual para, em seguida, aplicar a Aprovação e a Desaprovação. A somatória dos conceitos Bom e Excelente chegam a 68,5%; já os conceitos negativos péssimo e ruim somam apenas 8,2%. O Regular é de 18,7%. Quando se fecha na Aprovação e Desaprovação, Helder Barbalho tem uma aprovação do governo de 80,2%; enquanto sua Desaprovação chega a 14,1%.


APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DE HELDER


QUEM MAIS TRABALHA POR BELÉM

Para saber entre Helder e Edmilson quem está trabalhando mais por Belém, a Doxa fez a seguinte pergunta: “Na sua opinião, quem está trabalhando Mais por Belém em termos de obras, o prefeito Edmilson ou o Governador Helder Barbalho?”. A percepção dos eleitores é que o governador Helder é o que mais tem trabalhado pela cidade, aparecendo com 78,2% de citações. Edmilson apenas 1,9% e 15,6% disseram que nenhum dos dois está trabalhando por Belém.


HISTORICAMENTE QUEM MAIS FEZ POR BELÉM

Buscando uma série histórica de gestores, a Doxa quis saber quem mais fez por Belém entre oito nomes de ex-prefeitos e ex-governadores e dos atuais. Os números mostram que o atual governador é o que mais se destaca, aparecendo com 35,5% de citações; depois vem Almir Gabriel com 17,0%. Simão Jatene vem com 5,9%, seguido por Edmilson, 5,4% e Hélio Gueiros, 5,3%. Duciomar Costa aparece com 3,9% de citações, sendo que o pior avaliado entre as personas política foi o ex-prefeito e Zenaldo Coutinho com apenas 1,5%.


AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA

Doxa avaliou o primeiro mês do governo de Lula na presidência da República. A avaliação positiva é de 32,1%, isto é, a somatória de Excelente e Bom. Já a avaliação negativa, somatória do Ruim e Péssimo, chega a 17,6%. Ressaltamos o alto índice de avaliação regular, 30,8% e de eleitores que não quiserem se manifestar, 19,5%.


854 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page